Planilha para Gestão do fluxo de caixa no Excel!

Vamos apresentar neste post um vídeo tutorial para montar um modelo bem prático de sistema de controle de fluxo de caixa no Excel.

 

Vamos apresentar neste post um vídeo tutorial para montar um modelo bem prático de sistema de controle de fluxo de caixa no Excel.

Baixe aqui a planilha utilizada neste tutorial.

A gestão do fluxo de caixa

A ferramenta do fluxo de caixa da administração financeira visa prever os saldos de caixa futuros para ajudar nas programações de pagamento e recebimento de recursos das pessoas físicas, quando tratamos de finanças pessoais, ou pessoais jurídicas, quando tratamos de finanças empresariais.

Estudos mostram que uma grande parcela das empresa abertas no Brasil, em especial as pequenas e médias empresas, encerra suas atividades antes de dois anos de funcionamento. Esses mesmos estudos mostram que a maioria delas fecha em função de problemas financeiros.

Uma boa gestão das finanças é fator fundamental para o planejamento e controle das empresas. Um sistema de fluxo de caixa é, portanto, fator fundamental para as empresas.

Saber quando a empresa terá excesso ou falta de recursos é um dos fundamentos para manter a saúde financeira.  A gestão de fluxo de caixa é, assim, um importante fator para sobrevivência empresarial.

A importância do fluxo de caixa para as finanças pessoais

fluxo de caixa finanças pessoaisQuando falamos de finanças pessoais também temos que levar em conta que a maioria das pessoas não possui sequer a anotação dos recebimentos e gastos mensais.

Muito menos um planejamento financeiro do fluxo de caixa pessoal.

E muito menos ainda um sistema de orçamento financeiro pessoal.

Saber quando teremos necessidade ou excessos de recursos é fundamental para que consigamos replanejar pagamentos, recebimentos e gastos de forma a manter nossa saúde financeira pessoal.

Se sabemos que não teremos dinheiro daqui a dois meses para fazer algum pagamento elevado, por exemplo, podemos tentar algumas alternativas:

  • renegociar os pagamentos
  • obter novas fontes de renda  para fazer frente ao pagamento
  • vender algum ativo
  • fazer algum financiamento com juros menores
  • alguma outra alternativa que amplie o prazo de pagamento ou antecipe recebimentos

 

Planilha de fluxo de caixa no Excel

Neste artigo apresentamos um modelo, através de um vídeo tutorial passo a passo, na forma de planilha que pode ser baixada no link do início deste artigo, onde você vai poder fazer a gestão do fluxo de caixa de maneira bastante prática.

Baixe a planilha e acompanhe detalhadamente os procedimentos do vídeo que ao final você vai conseguir obter uma importante ferramenta para planejar suas finanças pessoais ou empresariais.

Quer aprender através de um método eficiente e passo a passo que te mostra através de exemplos reais  como usar as principais funções e ferramentas do Excel no seu dia a dia? Recomendamos que veja a página de apresentação do curso Dominando o Excel no link abaixo:

http://calculadorajuroscompostos.com.br/dominando-excel

Se você gostou, pedimos que compartilhe ele em suas redes sociais abaixo e deixe seu comentário abaixo.

Se tiver alguma dúvida ou basta postar nos comentários.

Muito obrigado!

 

 

Gostou do Artigo?

Se inscreva e acompanhe nossa lista de e-mail para ficar atualizado!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.