Como calcular o payback simples – método super prático e rápido

A técnica do Payback é muito utilizado por administradores e inclusive por pessoas envolvidas no marketing das organizações.

Apesar de ser uma técnica financeira bastante comum nas empresas e nos cursos de administração de empresas, muita gente ainda tem dúvida sobre o verdadeiro significado do termo e como calcular.

Vamos ver neste neste artigo  como calcular o payback simples de forma muito rápida e fácil.

O que significa Payback?

Payback traduzindo diretamente do inglês significa pagar(pay) de retorno (back).

Na prática podemos traduzir como tempo de retorno. Ou seja, ele é o tempo que leva para um investimento retornar para a empresa ou pessoa física que investiu.

O Payback informa ao administrador quanto tempo leva para que um determinado investimento retorne para o caixa da empresa.

Dependendo do investimento ele pode ser curto ou longo.

O investimento em uma hidroelétrica, por exemplo, pode levar muitos anos. Enquanto que o investimento em uma campanha promocional normalmente o retorno é rápido.

Este indicador financeiro também esta ligado a outros, tão importantes quanto, como o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) ou o Retorno sobre Investimento (ROI).

Qual a vantagem de se utilizar o Payback?

Dentre os indicadores financeiros mais comum, o payback talvez seja o de mais fácil entendimento e cálculo.

 

A sua fórmula é simples e rapidamente qualquer pessoa com um conhecimento básico de matemática elementar consegue calcular.

A sua utilização gera de certa forma um objetivo a ser atingido e monitorado. Pois após o investimento você pode acompanhar o retorno até que ele atinga o tempo de payback, o que pode ajudar inclusive no gerenciamento do investimento.

Ele também pode dar um indicativo do risco do investimento, já que longos prazos de retorno podem significar riscos mais elevados.

O Payback ajuda na escolha das alternativas de investimento, tomando como base somente este indicador, iremos ordenar os projetos de investimento do retorno menor para o maior, priorizando aqueles que tenham tampo de payback menores.

 

Quais as  desvantagem de se utilizar o Payback?

Apesar de todas essas vantagens o payback normalmente é utilizado em conjunto com outros indicadores financeiros, pois apresenta algumas desvantagens claras.

A primeira delas é não levar em conta o valor do dinheiro no tempo ou o custo de capital da empresa. No cálculo do payback considera-se os fluxos de caixa projetados sem contar com a valorização ou desvalorização do dinheiro, normalmente expresso pela inflação.

Esta desvantagem pode ser minimizada se utilizarmos o chamado payback descontado, onde trazemos para o valor presente todos os fluxos de caixa, e assim teremos uma precisão melhor na análise.

Em projetos muito longos teremos que ter cuidado pois o payback  não leva em conta os fluxos de caixa que acontecem após o tempo de payback, podendo distorcer os resultados.

Outro fator é a determinação do prazo máximo aceitável para o payback. Não existe nenhuma regra ou base concreta para se estabelecer este parâmetro de aceitação ou rejeição.

Apesar desses defeitos do payback, ele é bastante utilizado na avaliação de projetos de investimento, em especial como complemento a outras técnicas como o VPL e a TIR.

Como calcular o payback simples

O cálculo do payback é bastante simples, em especial para fluxos de caixa regulares.

Primeiramente é necessário levantar todo o investimento inicial, que envolve tanto investimento em equipamento com capital de giro e até contratação e treinamento de funcionários.

Em seguida é preciso estimar o tempo do projeto e quanto ele irá gerar anualmente ou mensalmente de retorno.

Para encontrar o Payback basta dividir o investimento inicial pelo retorno anual ou mensal. O resultado vai ser dado em anos ou meses.

Por exemplo,

Digamos que você fez um investimento de R$ 50.000,00 que irá lhe render um retorno líquido de R$ 2.000,00 por mês.

Quanto será o tempo de payback do investimento?

Considerando esses dados teremos um payback de:

Payback= 50000/2000= 25 meses ou 2 anos e 1 mês.

Muito simples não é.

Caso o fluxo não seja regular teremos que saber quanto tempo ele irá gerar um total de retorno igual ao que foi investido.

Veja neste vídeo abaixo um passo a passo para calcular o payback simples nesta situação:

 

 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.